Biblioteca


Abril... livros mil.


Abril... livros mil.

O ilustrador Rui Pedro Lourenço esteve à conversa connosco, na escola EB1 de Cruz da Areia.

A relação entre a imagem e o texto, a ilustração para além do texto e a importância do "desenhar sempre e nunca desistir" foram alguns dos assuntos abordados.

O ilustrador mostrou ilustrações originais e pudemos observar alguns dos materiais e técnicas que usa nos seus trabalhos.

 

Foi muito interessante.

Dia 4 - "Elos de Leitura"


Dia 3 - "Elos de Leitura"

"Elos de Leitura com os outros"

Pais nas salas de aula, leitura criativas para o pré-escolar na biblioteca e alunos da José Saraiva.

 

Dramatização de "O príncipe nabo"

“Elos de leitura criativa para o pré-escolar"


Dia 2 - “Elos de Leitura"

Hoje, dia 15 de março, 2.º dia da semana da leitura na BE da EB1/JI Da Cruz da Areia, foi dia de criar “Elos de leitura entre grandes e pequenos". Pequenos grandes leitores selecionaram leituras para pequenos grandes ouvidores.

À hora do intervalo, a chuva obrigou os “Elos de leitura ao sabor do vento” a abrigarem-se! As leituras foram feitas, bem aconchegadas, na biblioteca e no salão.

 E foi tão bom!


Dia 1 - "Elos de Leitura"

Eram 11h quando os “Elos de leitura”, em livros pendurados no recreio ao sabor do vento, convidaram todos os alunos e professores a iniciar a Semana da Leitura.

Mais tarde, todas as turmas do 1º ciclo foram convidadas a participar no “Elos de leitura em peddy paper”. Organizados em grupos, os alunos responderam aos diferentes desafios, que os convidavam a procurar autores na biblioteca, a ler poemas, a procurar pistas escondidas em livros e muitas coisas mais!

Depois do almoço, foi a vez dos “Elos de leitura criativa”.

Mas afinal, tudo o que parece é?


Semana da leitura - 14 a 18 de março

Grelha de distribuição de atividades/turma 


Roteiro com um escritor

No âmbito da promoção da leitura junto dos alunos, o Município de Leiria, em parceria com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, proporcionou o encontro com a escritora Isabel Ricardo.
Com ela, e connosco, esteve a Lucília Santos, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, e Teresa Nogueira, coordenadora dos Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares do Município de Leiria. 
Hoje foi na BE da Cruz da Areia.


Os alunos do 3º ano fizeram estas lindas ilustrações, da escritora e das personagens da sua obra "O labirinto perdido", a partir de descrições orais.
Vamos ver se o imaginado corresponde com o real!

Depois de uma história, no flanelógrafo, sobre o tema "A reciclagem", com os meninos e meninas do pré-escolar e os alunos do 1º ano, um jogo para brincar e testar aprendizagens.

 


No âmbito da visita da escritora, os alunos do 3º ano fizeram estas lindas ilustrações, da escritora e das personagens da sua obra "O labirinto perdido", a partir de descrições orais.
Vamos ver se o imaginado corresponde com o real!

Dia de Reis na BE


Mês de outubro - mês das bibliotecas ecolares

Exposição "recadinhos de amor" à biblioteca, entrega de prémios e noite de contos!



Semana da alimentação na biblioteca - 12 a 16/10/2015


A Biblioteca escolar é super

Aproxima-se outubro, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e, com ele, mais uma oportunidade para as bibliotecas demonstrarem amplamente a importância que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.

O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é: A biblioteca escolar é super!(tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.

Mais informações em Rede de Bibliotecas Escolares